4 passos para ter um Marketing eficiente

8/17/2017

O Marketing tem 3 pilares de mesma importância que devem andar juntos para que a estratégia seja assertiva. São eles: mídia, mercado e mensagem. Para conseguir completar seu objetivo com uma campanha de marketing, é necessário que você tenha a mensagem correta, destinada ao mercado correto, inserida na mídia correta.

 

Hoje, vamos abordar alguns passos que usamos nos nossos projetos de plano de marketing para entender a melhor estratégia para nosso cliente, isto é, saber qual a mensagem ideal, entender o mercado e saber qual a mídia utilizada por seu público.

 

Passo 1: Se pergunte “Onde preciso estar?” (Mídia)

  • Analise os seus concorrentes diretos: onde estão? Quais meios de comunicação eles utilizam?

  • Analise o que melhor funciona para o seu público: qual é a mídia mais utilizada por eles?

Antes de traçar planos de ação para divulgar seus produtos, entenda e observe seus concorrentes diretos e bem sucedidos. A campanha de marketing que funciona para eles tem grande chance de funcionar com você, pois vocês atendem o mesmo público-alvo.

Porém, isso não é totalmente confiável, visto que muitas vezes o seu concorrente é bem sucedido por já ter uma marca consolidada no mercado e então essa equivalência de estratégia de marketing não funcionará. Por isso, é importante não se prender só a isso, mas também observar como os seus clientes chegam até você e se interessam pelo seu serviço ou produto.

Assim, conhecer o seu público alvo é fundamental, pois sem isso não será possível definir os meios de divulgação que melhor trará resultados para o seu negócio.

 

Passo 2: Se pergunte “Com quem tenho que falar?” (Mercado)

  • Conheça o seu público alvo.

  • Quem são eles? Homens, mulheres, crianças, idosos..?

  • Trace características básicas como idade, sexo e condição financeira, nível de escolaridade.

Saber quem são os seus clientes vai além de escolher qual o meio de divulgação que se deve usar. É também saber o que e como divulgar.

Saiba quem são as pessoas as quais você se refere na sua campanha de marketing e trate-as de maneira correta. Por exemplo, não se aborda pessoas de 20 anos da mesma maneira a qual se aborda pessoas de terceira idade. O mesmo acontece com homens e mulheres, pessoas com baixa e alta renda.

 

Passo 3: Se pergunte “O que precisam ouvir?” (Mensagem)

  • Quais são as carências do seu público? O que os comove?

  • Saiba como chamar a atenção do seu público não só com o oferecimento do seu produto.

  • Conheça eles afundo, isto é, suas aspirações, hobbies, estilos de vida, etc.

 Vá mais a fundo agora e saiba quais são as dores dos seus clientes e use-as para chamar atenção em suas campanhas! Venda não somente o seu produto, mas a experiência de comprá-lo, portanto saiba que tipo de experiência o seu cliente quer viver.

 

Passo 4: Qual meu objetivo? (Mensagem)

  • Preciso converter clientes ou engajá-los?

Por fim, você precisa também saber qual o objetivo da sua campanha de marketing. Mas como assim? O objetivo de todo mundo não é vender? Claro que é! Mas nem toda campanha de marketing tem esse mesmo objetivo. Muitas vezes, você precisa começar ganhando outras coisas antes de ganhar clientes. Você precisa conquistá-los antes de fechar o negócio. Isso inclui campanhas de marketing voltadas para ganhar a confiança do seu público alvo, causando engajamento. Portanto, saiba por onde começar!

 

Share on Facebook
Please reload

Siga-nos!
  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon

Categorias

Please reload

Tópicos recentes

Please reload

8h às 18h

Horário de atendimento

De segunda à sexta

Com o objetivo de impactar a sociedade em nossa volta, desenvolvemos empresas de Limeira e região. Para isso, oferecemos projetos de consultoria de excelência, prezando pela integração de conhecimentos de engenharia e administração e pela qualidade técnica UNICAMP.

Atendimento

(18) 99663-3486

R. Pedro Zaccaria, 1300 - Jardim Santa Luiza, Limeira - SP, 134848-350