A importância de conhecer seu cliente

8/31/2017

Você já deve ter ouvido frases como “entender e conhecer o cliente é a chave do sucesso de qualquer negócio” ou então  “o cliente tem sempre razão”, as quais enfatizam a importância de conhecer seus clientes. Mas qual é a importância prática desse conhecimento? Bom, tendo conhecimento dos seus clientes, você poderá atendê-los da melhor maneira e prestar um serviço ideal, mas para isso, é necessário saber de perto do que exatamente eles precisam.

 

Como primórdio, saiba que seus clientes não possuem um comportamento padrão, logo, usar os mesmos procedimentos com a maioria acaba por desagradar uma parcela. Além disso, relação com o cliente não pode se basear apenas em promoções, anúncios e divulgação, mas sim focar na fidelização, isto é, gerir esse relacionamento. Assim, identificar os diferentes tipos de clientes e, a partir disso, gerar ações pontuais para cada tipo e capacitar seus funcionários para atender de forma correta cada perfil de cliente é muito importante, pois trabalha a parte de fidelização.

 

Além disso, atente-se em ouvir o seu cliente. Isso pode pode ajudar na preparação de um novo produto/serviço, a partir do conhecimento de uma necessidade que você possa suprir. Por exemplo, uma empresa que produz snacks e começa a ouvir que seus clientes gostam de snacks porém estão de dieta, poderá surgir com snacks lights e diets.

 

Outro ponto a ser levantado é a importância de ter um convívio com sua clientela, isto é, preparar atividades diferentes para quebrar a barreira vendedor-cliente. Criar, por exemplo, eventos para apresentar novos produtos (muito usado por lojas de roupas e sapatos, chamados de coquetéis), ou encontros periódicos consolidarão ainda mais sua marca e seu serviço para aquele cliente, criando um envolvimento benéfico. Seja criativo quanto a isso, conheça que tipo de atividade atrai o seu cliente e realize-a para juntar seus produtos e serviços com as pessoas que fazem seu negócio girar.

 

Ok, já entendi, preciso conhecer meus clientes! Mas como? Bom, há inúmeras maneiras de se aproximar dos seus clientes, mas a mais comum e direta, é quando você irá pedir os dados de cadastro. Nessa etapa tente absorver o maior número de informações úteis, não o encha de perguntas para não ficar algo maçante, mas busque entender o tipo de profissão, o produto que ele mais compra, possíveis produtos a serem oferecidos, como ele chegou até você, entre outros.

 

Share on Facebook
Please reload

Siga-nos!
  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon

Categorias

Please reload

Tópicos recentes

Please reload

8h às 18h

Horário de atendimento

De segunda à sexta

Com o objetivo de impactar a sociedade em nossa volta, desenvolvemos empresas de Limeira e região. Para isso, oferecemos projetos de consultoria de excelência, prezando pela integração de conhecimentos de engenharia e administração e pela qualidade técnica UNICAMP.

Atendimento

(11) 98288-5079

R. Pedro Zaccaria, 1300 - Jardim Santa Luiza, Limeira - SP, 134848-350