Como gerir o seu estoque

9/21/2017

A área de estoques é de extrema importância para que o conjunto da empresa funcione de maneira adequada, uma vez que a falta de produtos causam perda de vendas e de faturamento, e o excesso, um acúmulo de capital parado, desequilibrando a projeção financeira da empresa. Por isso, hoje vamos falar um pouco desse assunto, trazendo para você os principais pontos para gerir seu estoque.

 Quando o assunto a ser discutido tem relação com a gestão e organização de estoque, torna-se imprescindível a análise e realização de ações como o controle da produção e da demanda, e a análise de inventários e dados da empresa. Os diagnósticos conjuntos desses fatores contribuem para uma melhor gestão de estoque de sua empresa.

 

Para ficar mais claro, separamos alguns questionamentos que podem ajudar na realização desses diagnósticos:

 

Etapa 1: Controle da produção e de sua demanda.

  • Qual é o nível de dependência de seus fornecedores?

  • Qual sua demanda?

  • Existe um monitoramento da produção?

Etapa 2: Análise de inventários e dados da empresa.

  • Qual o histórico de saída de seus produtos?

  • Quais são os produtos que demandam mais tempo de produção?

  • Como é o mercado de atuação de sua empresa?

A gestão de estoque de uma maneira qualificada está atrelada a cada um dos fatores descritos, não separadamente, mas sendo a melhor solução o trabalho com o conjunto de operações.

 

Primeiramente, para uma melhor gestão de estoque, é necessário o conhecimento prévio de sua produção junto a sua demanda. Assim, conhecendo a quantidade de produtos ou serviços que o mercado requer de sua fábrica, facilita em grande parte a gerir as quantidades do mesmo a serem produzidas e estocadas, reduzindo prejuízos financeiros e administrativos a empresa.

 

O conhecimento do histórico de vendas dos produtos também é um fator indispensável para a gestão do estoque. O número de saída de um determinado produto demonstra sua relevância junto a sua produção e seu armazenamento, uma vez que se esse representa uma grande parcela referente ao faturamento da empresa, consequentemente uma grande quantidade demandada da produção, necessitando de uma maior quantidade armazenada em estoque, influenciando no controle e gestão adequada do mesmo.

 

Por fim, algo muito importante para o controle e gestão adequada de seu estoque, trata-se do conhecimento de seus fornecedores, sendo estes responsáveis em alguns casos, pela produção e desenvolvimento de seus produtos e serviços. O controle do tempo hábil entre o pedido e o recebimento de seus produtos influencia diretamente em seus resultados e seu reconhecimento, dado que o não conhecimento desses fatores influenciam em uma má gestão do estoque, atrasos em compromissos com clientes, e desvalorização do serviço prestado.

Share on Facebook
Please reload

Siga-nos!
  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon

Categorias

Please reload

Tópicos recentes

Please reload

8h às 18h

Horário de atendimento

De segunda à sexta

Com o objetivo de impactar a sociedade em nossa volta, desenvolvemos empresas de Limeira e região. Para isso, oferecemos projetos de consultoria de excelência, prezando pela integração de conhecimentos de engenharia e administração e pela qualidade técnica UNICAMP.

Atendimento

(11) 98288-5079

R. Pedro Zaccaria, 1300 - Jardim Santa Luiza, Limeira - SP, 134848-350