Saiba como fazer uma análise SWOT e o que isso pode mudar na sua empresa

11/21/2017

        Em muitas situações cotidianas é necessário fazer uma análise de prós e contras antes de tomar uma decisão, isto é, colocar na balança todos os fatores que podem influenciar naquele cenário, sendo eles controláveis ou não. Nas empresas, a Matriz SWOT é extremamente utilizada para tornar a análise de vantagens e desvantagens mais visível durante o planejamento estratégico. Através dela é possível medir as forças (S, de stregths), fraquezas (W, de weakenesses) do negócio (fatores internos) assim como oportunidades (O, de opportunities) e ameaças (T, de threats) do macroambiente (fatores externos).

 

Como montar uma Matriz SWOT?

         O método geralmente é montado em forma de quadro, como mostrado acima. O primeiro passo é dividir a empresa em ambiente interno e externo para, em seguida, definir quais são os pontos fracos e fortes do ambiente interno do negócio, ou seja, o que é controlado pela empresa. Os pontos fracos ou fraquezas consistem em analisar o que pode ser feito para melhorar o negócio, geralmente, com relação a funcionários e infraestrutura. Prosseguindo, definem-se os pontos fortes, que estão relacionados a imagem da empresa no mercado.

Por fim, deve-se analisar o ambiente externo do negócio, ou seja, o que a empresa não consegue controlar.  Nesse quesito, são observadas as oportunidades que existem no mercado, como as tendências e novidades, expansão da linha de produtos, chances de conquistar novos clientes, ou seja, o que pode gerar receita e valor. Também são exploradas as ameaças que a empresa pode sofrer, como novas empresas para o mesmo nicho, queda no padrão de consumo ou o que puder afetar negativamente a receita ou a imagem do negócio.

Quais as vantagens?

         Por mais que muitas vezes saibamos quais são os pontos fortes e fracos de nossa empresa, não possuímos uma visão em perspectiva deles com os eventos externos.  Em tempos incertos, a Matriz SWOT cai como uma luva para conseguir refletir “out of the box” e conseguir ver os fatores que representam as oportunidades para melhorarmos e as ameaças que precisamos contornar. Assim, a análise permite entender a posição de sua empresa comparada a seus concorrentes, conferindo mais confiança, segurança e força para lidar com os imprevistos e situações desafiadoras.

 

E agora?

        Depois de todos os pontos escritos, chega-se a uma fase decisiva, que é comprometer-se com o plano de ação. Ou seja, analisar é importante, mas é preciso ir além: tirar conclusões e esboçar um plano para focar no que vale a pena. Principalmente para se defender das previsões negativas e aproveitar as ocasiões oportunas.

 

Share on Facebook
Please reload

Siga-nos!
  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon

Categorias

Please reload

Tópicos recentes

Please reload

8h às 18h

Horário de atendimento

De segunda à sexta

Com o objetivo de impactar a sociedade em nossa volta, desenvolvemos empresas de Limeira e região. Para isso, oferecemos projetos de consultoria de excelência, prezando pela integração de conhecimentos de engenharia e administração e pela qualidade técnica UNICAMP.

Atendimento

(11) 98288-5079

R. Pedro Zaccaria, 1300 - Jardim Santa Luiza, Limeira - SP, 134848-350