Gestão Estratégica: alinhe todas as estratégias da sua empresa para alcançar seu objetivo

12/12/2017

      Gestão Estratégica pode ser definida como um modo de gerenciamento no qual o foco é a formulação de ações estratégicas que englobam todas as áreas da empresa, de modo a acrescentar novas reflexões de ação sistemática e continuada ao seu negócio. É a partir dela que surgem os planos de ação que farão sua empresa se destacar no segmento no qual está inserida. É através dela que torna-se possível a elaboração de  projetos de mudanças estratégicas, bem como o acompanhamento e o gerenciamento de todas as etapas dos processos estratégicos da sua empresa. 

          Antes de pensar em criar estratégias, é necessário ter bem definido qual é a sua missão, visão e valores, ou seja, qual é o propósito do seu negócio frente aos seus clientes, qual é o futuro que você deseja para a sua empresa, e quais são os princípios que servem de guia para todas as suas atitudes. Assim, alinhando os seus objetivos com esses pontos, será muito mais fácil criar estratégias que sejam assertivas e que alavanquem os seus resultados.   

    A Gestão Estratégica é dividida em: Diagnóstico, Formulação, Implantação e Acompanhamento. No diagnóstico deve-se avaliar a situação atual da empresa, bem como todos os fatores externos que interferem no seu negócio, seja impulsionando-o ou limitando-o como, por exemplo, seus concorrentes, as condições atuais do mercado no qual você atua, quais são as dores dos seus clientes e quais produtos ou serviços suprem essa dor. Pretende-se, com o diagnóstico, verificar se a empresa possui as competências necessárias para começar a executar novas tarefas, bem como quais são os pontos que precisam ser melhorados e quais precisam de uma mudança estratégica.

        Na fase de formulação deve-se elaborar um plano que contenha ações estratégicas que contemplem o objetivo geral a ser alcançado, bem como a sua missão, visão e valores.  Deve conter a lista de ações e atividades a serem executadas, a data de início e fim previsto para cada uma, o orçamento alocado, quais são os responsáveis, os objetivos de cada ação bem determinados, além de uma análise de riscos previstos e um plano de contingência.

      A implantação dos planos de ação criados devem seguir o planejamento pensado na fase de formulação, para que os planos de ação sejam realizados da melhor forma possível, e deve sempre haver um acompanhamento para garantir que tudo está sendo realizado de acordo com o planejado e, se for necessário mudar alguma coisa, já entrar com o plano de contingências, e ir mudando o que for necessário para que você alcance seus objetivos.

          Realizando a Gestão Estratégica devidamente, você conseguirá controlar melhor seu negócio, ver o que precisa ser mudado ou melhorado e, assim, formular planos de ação que farão com que todas as atividades da sua empresa estejam alinhadas para alcançar um objetivo comum. 

 

  

 

Share on Facebook
Please reload

Siga-nos!
  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon

Categorias

Please reload

Tópicos recentes

Please reload

8h às 18h

Horário de atendimento

De segunda à sexta

Com o objetivo de impactar a sociedade em nossa volta, desenvolvemos empresas de Limeira e região. Para isso, oferecemos projetos de consultoria de excelência, prezando pela integração de conhecimentos de engenharia e administração e pela qualidade técnica UNICAMP.

Atendimento

(18) 99663-3486

R. Pedro Zaccaria, 1300 - Jardim Santa Luiza, Limeira - SP, 134848-350