Saiba como interpretar sua projeção financeira

12/26/2017

   Os gestores atualmente costumam focar na parte operacional de suas empresas, e acabam esquecendo do planejamento de recursos da organização, ou seja, a projeção financeira. Consequentemente, acabam gerando saldos negativos e estresse, sem ter noção de qual o próximo passo a se tomar. Vamos lá entender melhor como mitigar esses possíveis erros.

 

     Projeção financeira é uma estimativa de entrada e saídas de recursos futuros da organização. O período pode variar de meses até anos, dependendo do caso e  o nível de informação que a empresa possui. Geralmente, a projeção contabiliza o histórico de vendas e gastos da empresa, capacidade e tamanho de mercado, sazonalidade e  a capacidade de produção. Quanto mais embasada for a projeção, maior sua assertividade.

 

      Seu principal objetivo é se adiantar em relação ao futuro de sua organização. A partir da interpretação desta ferramenta, é possível alocar os recursos nas áreas e hora certa, para que os riscos sejam mitigados, e as oportunidades aproveitadas ao máximo. Tanto em cenários de aumento como diminuição de receitas, a projeção evita que o empresário tome possíveis sustos em um mês que tomou prejuízo por  não ter tomado medidas preventivas antes, além de fazer com que seu estoque consiga suportar a grande demanda que está por vir, por exemplo.

 

       Para preparar um bom planejamento financeiro da companhia é bom sempre estar preparado para o pior, para que o empresário não faça investimentos desnecessários e prejudique seu orçamento futuramente. Deve-se fazer uma previsão de vendas e despesas embasada em anos anteriores, realizando a análise de custo de produtos, média mensal do que é vendido e valor gasto por venda, por exemplo. Manter as informações do fluxo de caixa sempre atualizadas é essencial. O ideal é estimar o valor em caixa uma vez por mês, pelo menos. Por fim, o gestor deve estar sempre analisando o ponto de equilíbrio, dividindo o montante de despesas fixas pela margem bruta por unidade, que resulta na quantidade de vendas que devem ser realizadas durante o período para manter as contas positivas. Assim, toda vez que uma decisão é tomada, já saberá qual o impacto no seu ponto de equilíbrio.


 

Share on Facebook
Please reload

Siga-nos!
  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon

Categorias

Please reload

Tópicos recentes

Please reload

8h às 18h

Horário de atendimento

De segunda à sexta

Com o objetivo de impactar a sociedade em nossa volta, desenvolvemos empresas de Limeira e região. Para isso, oferecemos projetos de consultoria de excelência, prezando pela integração de conhecimentos de engenharia e administração e pela qualidade técnica UNICAMP.

Atendimento

(18) 99663-3486

R. Pedro Zaccaria, 1300 - Jardim Santa Luiza, Limeira - SP, 134848-350