15 KPI'S essenciais ao seu negócio

KPI é a sigla para Key Performance Indicator, que em português significa indicador-chave de desempenho de uma empresa. A maioria está focada no modo como as tarefas são realizadas, medindo seu desempenho e analisando se as metas foram atingidas. Neste post, enumeramos 15 KPIS indispensáveis à sua empresa.

 

São eles:

 

1- LUCRO LÍQUIDO: É a soma de todo o faturamento, com desconto dos lucros e das despesas.

 

2- MARGEM DE LUCRO LÍQUIDA: É o quanto sua empresa planeja lucrar, com base em todo o dinheiro investido. Deve-se levar em conta o interesse que o mercado tem em pagar pelo produto.

 

3- MARGEM DE LUCRO BRUTA: É necessário pegar o quanto um negócio recebeu pela venda de um produto ou serviço e deduzir o valor de produção ou de custo pelo serviço. Serve para representar sua rentabilidade.

 

4- EBITDA: Significa Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization.

    EBITDA = Lucro Operacional Líquido + Depreciação + Amortização

É uma forma de calcular quanto uma empresa gera de recursos antes de subtrair os impostos. Serve como referência para comparar o resultado com a concorrência.

 

5- ROI

Significa retorno sobre investimento. É o resultado que ele pode trazer.

 

6- NPS (NET PROMOTER SCORE)

É uma métrica, que através de certas perguntas, é capaz de identificar os possíveis promotores da marca.

 

7- CVL (CUSTOMER LIFETIME VALUE)

Busca encontrar o valor total obtido com um determinado cliente dentro de um determinado período e por quanto tempo ele ainda poderá ser cliente.

 

8- MARKET SHARE

Significa a participação de uma empresa no mercado. Para saber mais sobre o assunto, clique neste link.

 

9- CPL (CUSTO POR LEAD)

É a soma do dinheiro destinado ao marketing dividido pelo número de leads (potenciais consumidores que demonstraram interesse em consumir seu produto/serviço) gerados no período.

 

10- TICKET MÉDIO

Representa o valor gasto, em média, pelos clientes no seu negócio. Para chegar a esse resultado, basta dividir o total das vendas do seu negócio pelo número de clientes que geraram o volume de compras.

 

11- RECEITA POR FUNCIONÁRIO

É só dividir a receita obtida pelo número de funcionários da empresa durante um período específico.

 

12- ÍNDICE DE SATISFAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS

Indica as principais falhas na gestão de pessoas de uma empresa, medindo o grau de satisfação dos colaboradores. É um importante parâmetro para orientar as ações de clima organizacional.

 

13- TAXA DE RETENÇÃO DE FUNCIONÁRIOS

É a média do tempo em que os colaboradores de uma empresa permanecem nela.

 

14- LIQUIDEZ

É a capacidade de transformar um ativo em dinheiro. Os índices avaliam a capacidade de pagamento mediante as obrigações de uma empresa.

 

15- ÍNDICE DE INADIMPLÊNCIA

Avalia os clientes devedores de uma empresa e quanto desse montante está atrasado ou não, e quanto está sendo pago. Normalmente, o índice de inadimplentes é medido pelos débitos pendentes acima de 90 dias dividido pelo total faturado no período analisado



 

Share on Facebook
Please reload

Siga-nos!
  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon

Categorias

Please reload

Tópicos recentes

Please reload

8h às 18h

Horário de atendimento

De segunda à sexta

Com o objetivo de impactar a sociedade em nossa volta, desenvolvemos empresas de Limeira e região. Para isso, oferecemos projetos de consultoria de excelência, prezando pela integração de conhecimentos de engenharia e administração e pela qualidade técnica UNICAMP.

Atendimento

(11) 98288-5079

R. Pedro Zaccaria, 1300 - Jardim Santa Luiza, Limeira - SP, 134848-350